segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Engano Popositado...

          Uma coisa é certa: a verdade e a mentira nunca podem andar juntas. É claro que, em termos objetivos e finais, a verdade é o certo e a mentira é o errado. Mas não se pode ignorar o fato de que há mentiras que são rotuladas, popularmente, de misiricordiosas (aquela em que os médicos sabem que o paciente tem um mês de vida, porém diz que tem mais, é um exemplo). Há também o eufemismo que é um jeitinho de driblar expressões tristes e desagradáveis, empregando outras mais suaves e delicadas.
         
          Eu acho que os motivos que levam uma pessoa a mentir esteja relacionado a atitude de baixa auto-estima ou ao ímpeto de tirar vantagem. Acredito que por trás da mentira há um apelo, uma defesa, um sintoma ou uma compulsão.
         
          Resolvi dar uma pesquisada e abordar esse assunto porque ontem, em uma conversa com um superior de uma igreja evangélica, relatei à ele umas "viagens fantasiosas" que eu inventei para um certo alguém, cuja intenção era provocar ciúmes. Esse pastor me abriu os olhos, fez com que eu percebesse que, as simulações inverídicas pode estar em busca de afirmação por meio de uma falsa capacidade. =[
         
          Fiquei preocupda comigo mesma, vou me policiar mais e daqui pra frente tentar não mais inventar histórias... mesmo não prejudicando ninguém, me sinto culpada agora!!! =[
         
          Dizem que o pior que pode acontecer a um mentiroso é quando ele falar a verdade ninguém acreditar nele.
         
          Dizem também: a mentira tem perna curta; quem mente uma vez tem que mentir sempre, pois uma mentira vai cobrir a outra.
         
          Analizando à luz da Bíblia e com olhos espirituais, vemos que a mentira é, na verdade, uma deficiência de caráter, procede do diabo (=[)... Jesus afirma que o diabo é o pai da mentira.
         
          Se, por um lado, a mentira é deficiencia de caráter e o pai dela é o diabo, por outro lado, a verdade é virtude, excelência de caráter, e o pai da verdade é Deus.
         
          Vamos refletir: quem anda na verdade e com a verdade é livre.


                                 Beijos com carinho


                                       Leleka
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário